domingo, 2 de junho de 2013

Rabugento Cultura Custom

Para as pessoas que nos perguntam porque carro antigo,ou fazem o maior espanto quando dizemos que vamos comprar um carro que tem 20,30,40 anos.
O nosso amigo Anderson dono do Rabugento um 1300L 76,postou na sua Pagina no Facebook essa matéria falando explicando por que escolhemos carros antigos.
Primeiro Parabéns a Anderson pelo Blog:  http://rabugentovw.blogspot.com.br/ ,que nos traz varias materias sobre cultura custom,Ratlook,e outras coisa pra quem gosta de antigos e de motos antigas!








Carro antigo

Por que escolher um carro antigo? Ou seria mais coerente dizer, o carro antigo nos escolhe por quê?

O carro antigo nesse contexto passa a ter um significado mais amplo, inclui-se nele os ícones automotivos, carros que marcaram época e marcaram a memória das pessoas. Mas na verdade o que leva alguém, principalmente jovens (por favor leiam jovem de espírito), o que tanto chama a atenção num carro antigo, muitas vezes em mal estado. São lembranças de épocas e momentos da vida que ficaram marcados ou mesmo aquele sentimento guardado no subconsciente de no momento em que for possível ter um carro antigo.

Não seria mais fácil financiar em “trocentas” parcelas aquele carro do ano, com aquele cheirinho de novo, com seguro, pintura impecável e mais ainda aquele atendimento que nos faz sentir como da família do vendedor? Não! Um sonoro não. Existe uma onda, um movimento de resgate das boas coisas, do que não é descartável. É muito fácil encontrar, em qualquer esquina você se depara com jovens e seus carros com som até o teto, cheios de adesivos e completando o visual, o dono, usando marcas (não roupas), aquela roupa estilosa e mais ainda, desfilando com aquela cara de quem tem o rei na barriga. Dá bem mais trabalho encontrar o contrário, aquela pessoa que gosta do carro antigo, que se dedica a cultivar uma cultura de amizade e valorização do sentimento, ter um carro antigo, saber o valor que ele possui e utilizá-lo como caminho para um mundo melhor é uma missão nobre.

Nós que somos donos de carro antigos, que nos confraternizamos em eventos, encontros e passeios, temos um sentimento enraizado de nostalgia.

Segundo o dicionário de português tem-se como nostalgia: “...Saudade de alguma coisa, de uma circunstância já passada ou de uma condição que deixou de possuir.
Condição melancólica causada pelo anseio de ter os sonhos realizados...”

E utilizando uma frase do dramaturgo de teatro Eugène Ionesco
“... O fato de sermos habitados por uma nostalgia incompreensível seria mesmo assim o sinal de que existe um além.”

Um sentimento de que, o que se passou num passado próximo foi muito bom e que aquela máquina está repleta deste sentimento, pois o carro antigo remete a um outro tempo, um tempo de respeito entre as pessoas, o consumismo aqui é deixado em segundo, terceiro ou quarto plano, juntar os amigos é o que vale a pena, pegar a estrada, ver os amigos que estão longe de nós, lavar o carro, deixá-lo lindo para encontrar com os amigos e mostrar as pessoas ditas normais não a ostentação, mas sim uma união de sentimentos, cultivar valores.
Quem vai a encontros de carro antigo sabe o que escrevo, quem tem um antigo mais ainda.

O dono do antigo não vê problema em lavar o carro as tantas da noite, de estar com as mãos meladas de graxa e a companheira vir reclamar que já é tarde.

Quem gosta de carro antigo, de um clássico, de um ícone, gosta de verdade, batalha, trabalha até mais tarde para garantir mais uns trocados só para comprar aquele acessório de época. Olhar o carro quebrado dá tristeza, mas também proporciona muita felicidade ao consertá-lo. Nos chamam de loucos, dizem para vender e comprar um carro novo, mas mesmo com toda a pressão de uma sociedade imediatista, que quer tudo naquele instante, é muito bom ver alguém acompanhar com os olhos o nosso carro antigo. Apesar de sempre quererem o novo, é certo vê-los admirando um carro antigo.

Escolher um antigo é praticamente ter a certeza de que aquela pessoa tem muito conteúdo a oferecer e que a amizade valerá a pena.

O carro é só o caminho para coisas bem maiores. Amizade por exemplo.

2 comentários:

  1. Eita, olha o Rabugento estampando as páginas da GZ! Valeu galera, fico muito feliz com a lembrança!

    ResponderExcluir
  2. Show de bola traduziu o sentimento de quem tem ferrugem nas veias..

    ResponderExcluir